Tópicos » Nutrição Parenteral » Artigos » O primeiro vencedor da bolsa de pesquisa para nutrição parenteral da América Latina dá destaque aos benefícios dos ácidos graxos ômega 3

O primeiro vencedor da bolsa de pesquisa para nutrição parenteral da América Latina dá destaque aos benefícios dos ácidos graxos ômega 3

Os pesquisadores necessitam frequentemente de equipamentos e ferramentas específicas para trabalhar. Na América Latina, garantir fundos e recursos adequados é difícil. Com base na sua experiência, a pesquisadora Dra. Aurora Serralde Zúñiga do México submeteu a sua proposta de estudo à Bolsa de Pesquisa de Nutrição da Fresenius Kabi da América Latina para tentar obter a bolsa no valor de 100.000 euros*. Em 24 de Setembro de 2018, na presença de centenas de participantes do Congresso FELANPE em Guadalajara, no México, a Dra. Serralde Zúñiga foi anunciada como a única vencedora desta bolsa.

Doutorada em Ciências Médicas e a trabalhando como pesquisadora clínica no Instituto Nacional de Ciencias Médicas y Nutrición Salvador Zubirán (INCMNSZ), um hospital público na Cidade do México, a Dra. Serralde Zúñiga acredita que a nutrição clínica é uma componente importante na recuperação de pacientes. Com o desejo de melhorar a compreensão, eficácia e segurança da nutrição clínica, apresentou uma proposta aprofundada para estudar os efeitos da nutrição parenteral com emulsões lipídicas contendo os ácidos graxos ômega 3 em pacientes com insuficiência intestinal do tipo II.

“Os ácidos graxos ômega 3 apresentam sinais de prevenir ou reverter problemas, tais como doença hepática relacionada com nutrição parenteral,” disse a Dra. Serralde Zúñiga. “Com a minha equipe, gostaríamos de avaliar parâmetros relacionados com a sua fisiopatologia. Desta forma, poderemos ajudar pacientes, possivelmente prevenindo, reduzindo ou até revertendo alguns problemas”.

A Fresenius Kabi, lançou a Bolsa de Pesquisa para a Nutrição Parenteral da América Latina no início de 2018 para apoiar a pesquisa dedicada a melhorar os cuidados nutricionais em pacientes adultos hospitalizados na América Latina, dos quais 74% estão moderadamente ou gravemente desnutridos.1

Até ao final do período de inscrições em Julho, o comitê da bolsa recebeu mais de 50 inscrições de pesquisa de toda a região. Nove especialistas de terapia nutricional de diferentes países da América Latina analisaram cuidadosamente todas as inscrições para determinar as cinco primeiras propostas de estudo. Depois, uma deliberação final e uma votação pelo comité científico da bolsa determinaram qual das cinco propostas finais iria receber a cobiçada bolsa de 100.000 euros*.

 

A Presidente da Comissão da Bolsa de Pesquisa para a Nutrição Parenteral Dra. Isabel Correia afirmou: “Baseamos a nossa decisão final principalmente na qualidade do projeto, assim como na capacidade e no planeamento do investigador para o completar. Encontramos todos estes pontos na proposta de pesquisa vencedora. Parabéns à Dra. Serralde Zúñiga e à sua equipa no INCMNSZ!”

De acordo com a Dra. Serralde Zúñiga, os fundos da Bolsa de Pesquisa para a Nutrição Parenteral da América Latina irão apoiar consideravelmente os custos elevados do equipamento específico e do software de análise necessárias para levar a cabo o seu estudo proposto.

Os resultados do estudo de pesquisa serão apresentados no Congresso FELANPE em 2020. Serão colocadas atualizações sobre o estudo e mais informações sobre a bolsa em unitedforclinicalnutrition.com.

*Valor em euros ou equivalente na moeda local

 

Para mais informações, visite www.fresenius-kabi.com ou envie um email para parenteralnutrition.research.grant@fresenius-kabi.com.

 

Referências

  1. Papapietro Vallejo K, Méndez Martínez C, Matos Adames AA et al. Current Clinical Nutrition Practices in Critically Ill Patients in Latin America: A Multinational Observational Study. Crit Care 2017; 21 (1), 227. DOI: 10.1186/s13054-017-1805-z