Temas » Nutrição Clínica » Artigos » Nutrindo pacientes graves com Covid-19: 7 meses de desafios e aprendizados

Nutrindo pacientes graves com Covid-19: 7 meses de desafios e aprendizados

Por: Dr. Cláudio Barbosa

1. Médico Nutrólogo do Santa Genoveva Complexo Hospitalar, Uberlândia-MG.
  2. Docente do Curso de Medicina da Universidade de Uberaba (UNIUBE), Uberaba-MG
  3. Mestre e Pesquisador da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, SJR Preto-SP

A pandemia pela COVID-19 exige uma Terapia Nutricional (TN) efetiva, especialmente nos pacientes críticos (PC), o que tem trazido dúvidas e divergências entre as equipes tendo como destaque 3 fatores causais:

1ª – Hipercatabolismo da Covid-19

Estudo publicado1 no dia 19/06/2020 com 7 pacientes graves com COVID-19 sob ventilação mecânica (VM) avaliou o gasto energético basal (GEB) por Calorimetria Indireta (CI). A mediana do GEB foi de 4044 kcal/dia, o que foi 235,7% ± 51,7% maior do que o calculado por equação preditiva. A sepse, o politrauma e o grande queimado demandam muita energia, porém o observado neste estudo extrapola tudo visto anteriormente na Medicina.

O aumento absurdo do consumo de O2 e da produção de CO2 observada nesses PC com COVID-19 devido ao seu hipermetabolismo pode explicar as altas taxas de falha na VM.

Essas observações sugerem a necessidade do aumento da oferta energética acima dos 15-20 kcal/kg de peso corporal atual/dia recomendados para PC com COVID-19 (Guideline ASPEN/SCCM de 01/04/2020).2 O Guideline ESPEN3 de 24/03/2020 sugeriu uma oferta calórica, na fase aguda, de 20 kcal/kg/dia aumentando-se 50-70% do gasto calórico predito por equação no 2ª dia de UTI até atingir 80-100% no 4º dia, preconizando como cálculo ideal o uso da CI, praticamente inexistente na maior parte dos países subdesenvolvidos e que levaria a exposição adicional do profissional de saúde ao vírus.

Note-se que todos os estudos que validaram estes Guidelines foram realizados antes da atual pandemia e fora do contexto clínico desafiador da COVID-19.4

2ª – Suporte Nutricional Enteral na Posição Prona (PP)

A NE durante a PP está associada a risco de gastroparesia e vômitos, porém a mesma tem se mostrado segura: baixo resíduo gástrico, vômito ou intolerância5 de forma que a PP por si só não representaria contraindicação para a NE e foi recomendada pela diretriz  ESPEN 20186 preconizando que, uma vez estabilizado o paciente, a NE pode ser iniciada, mesmo se pronado, ofertando-se cerca de 30% do gasto energético calculado e aumentando este valor progressivamente.3 Já a ASPEN defende que a maioria dos pacientes tolera NE com sonda no estômago enquanto pronados, mas, ocasionalmente, uma sonda nasoentérica (SNE) pós-pilórica pode ser indicada. Como isso aumenta a exposição potencial ao vírus, deve-se limitar seu uso na COVID-19. Quando a NE é fornecida na PP, a ASPEN2 orienta manter a cabeceira do leito elevada (posição de Trendelenburg reversa) a pelo menos 10 a 25 graus para diminuir o risco de aspiração de conteúdo gástrico, edema facial e hipertensão intra-abdominal.

Tais recomendações demonstram bem a confusão e dificuldade de consenso na prática atual. Temos observado, nos serviços por nós acompanhados, condutas as mais diversas: NE na PP em vazão trófica com Trendelenburg reverso e com a cabeceira da cama a 0 grau, NE em vazão plena com e sem elevação da cabeceira da cama nos pacientes pronados e uma grande parte dos serviços nada infundindo de NE devido ao receio da aspiração gástrica especialmente pelo uso de opiáceos, sedativos e bloqueadores neuromusculares.

3ª – Uso de opióides, sedativos e bloqueadores neuromusculares em doses elevadas

Durante a atual pandemia, um número sem precedentes de pacientes tem necessitado sedação em UTI devido à dependência da VM7. Sedação extraordinariamente elevada em grande proporção de pacientes COVID-19 têm sido observada. Isso se deve à idade mais jovem e à boa saúde de muitos destes pacientes, alto drive respiratório, e intensas respostas inflamatórias8.

Isso traz a necessidade de múltiplos agentes (p.e, propofol, quetamina, morfina, dexmedetomidina e midazolam), aumentando riscos potenciais de efeitos colaterais (p.e, prolongamento do intervalo QT, hipertrigliceridemia, hipotensão e delírio). Atualmente, não há diretrizes de sedação para esta população de pacientes que exijam altas doses e administrações de medicamentos prolongadas7.

Níveis mais profundos de sedação podem ser necessários para facilitar a sincronia do ventilador na SARA grave e para reduzir o risco de autoextubação do paciente, o que é particularmente problemático nesta população dada a necessidade de reintubação emergente e risco de exposição ao coronavírus. Afinal, muitos aspectos do paciente com COVID-19 são diferentes do paciente crítico típico com SARA em uma UTI.9

Infusões prolongadas de opióides, muitas vezes necessárias para facilitar a ventilação protetora pulmonar, resultam em hipomotilidade intestinal, levando a intolerância a dieta enteral, interrupções da dieta, e desnutrição durante a permanência prolongada na UTI. Esses efeitos colaterais gastrointestinais de opioides também podem resultar em distensão abdominal, que pode prejudicar a ventilação e/ou contribuir para náuseas/vômitos, aumentando o risco de aspiração11.

Indicação de Nutrição Parenteral (NP):

Como nos demais PC, as recomendações de TN têm como aspecto mais importante a nutrição da mucosa intestinal, a manutenção das defesas da barreira intestinal e do microbioma e a atenuação da inflamação sistêmica.11 Assim, a Nutrição Enteral seria preferível à Nutrição Parenteral.

Entretanto, devido às dificuldades em se nutrir o paciente adequadamente, exclusivamente, pela via enteral, têm surgido publicações que defendem a reavaliação da indicação da NP mais precocemente nestes casos, salvo contraindicações.

A maior diferença para o paciente com COVID-19 é que os médicos devem diminuir o limite da indicação em se mudar da NE para NP4. Afinal, evidências de intolerância enteral podem trazer um perigo maior de complicações, como o intestino isquêmico e a necessidade de uma SNE pós-pilórica, o que exigiria um procedimento gerador de aerossol.

A VNI (Ventilação não Invasiva) pode impedir o uso da SNE (por causa da dificuldade de se posicionar a máscara com uma SNE).

A ASPEN indica, desta forma a NP, nos PC com COVID-19, tão logo quanto possível, nos seguintes pacientes para os quais a NE esteja contraindicada ou não seja viável4: alto Risco Nutricional; estado nutricional precário e desnutrição; expectativa de permanência prolongada na UTI e envolvimento do TGI pela COVID-19 com intolerância enteral significativa.

A temeridade em relação à NP é algo superado após estudos robustos como o CALORIES, que comparou NE com NP, em semelhante ingesta calórica, e o NUTRIREA-2 que comparou NE com NP em pacientes com VM: sem diferenças nas taxas de mortalidade, demonstrando, assim, a segurança na utilização da NP.

E este autor, em estudo recente, a ser apresentado no Congresso ESPEN 2020 confirmou a segurança das bolsas tricompartimentadas de NP, as quais não se correlacionam com mortalidade e sepse por infecção de corrente sanguínea relacionada ao acesso venoso14.

Dehydrated healthy thirsty senior old woman drinking filtered pure water, middle aged mature lady holding glass quenching thirst for body refreshment, energy recovery, rejuvenation, hydration concept