New » Vencedor da segunda bolsa de Pesquisa em Nutrição Parenteral para a América Latina destaca o uso de nutrição parenteral suplementar contribuindo para melhores resultados em pacientes de UTI com COVID-19

Vencedor da segunda bolsa de Pesquisa em Nutrição Parenteral para a América Latina destaca o uso de nutrição parenteral suplementar contribuindo para melhores resultados em pacientes de UTI com COVID-19

agosto 11, 2021

Pesquisadores médicos geralmente requerem equipamentos e ferramentas específicas para trabalhar. Na América Latina, é difícil garantir financiamento e recursos adequados. Com base em sua própria experiência, a pesquisadora médica brasileira Dra. Juliana Tepedino enviou sua proposta de estudo para a Bolsa de Pesquisa em Nutrição Parenteral da Fresenius Kabi na América Latina para concorrer à bolsa de 100.000 euros *. No dia 5 de julho, diante de centenas de participantes do Congresso Virtual da FELANPE, a Dra. Tepedino foi anunciada como a única vencedora desta bolsa.

Doutora em Ciências Médicas e pesquisadora clínica do Hospital de Brasília, em Brasília – DF e no Núcleo de Terapia Nutricional Enteral e Parenteral (NUTEP), Dra. Tepedino acredita que a nutrição clínica é um importante componente para a recuperação do paciente. Com o desejo de otimizar a compreensão, eficácia e segurança da nutrição clínica, ela preparou uma proposta detalhada para estudar o uso de nutrição parenteral suplementar contribuindo para melhores resultados em pacientes de UTI com COVID-19.

“É um grande prazer estar aqui e ganhar esta bolsa” disse Dra. Tepedino. “Prover a melhor terapia nutricional pode contribuir para resultados de curto e longo prazo, incluindo a reabilitação. É uma grande oportunidade para avaliar o papel da nutrição parenteral suplementar em pacientes criticamente enfermos com Covid-19”.

A Fresenius Kabi lançou o prêmio de incentivo à pesquisa em nutrição parenteral para a América Latina em 2018, para apoiar pesquisas dedicadas a melhorar o cuidado nutricional de pacientes adultos hospitalizados na América Latina.

Ao final do período de submissão em março, o Comitê da Pesquisa recebeu projetos de diversas regiões. Nove especialistas em terapia nutricional de diferentes países na América Latina revisaram meticulosamente todas as entradas para determinar as cinco principais propostas de estudo. Após isso, seguiu-se uma deliberação final e uma rodada de votação pelo comitê de financiamento do núcleo científico para determinar qual das cinco propostas finais receberia a bolsa de 100.000 euros *.

A Presidente do Comitê de Pesquisa em Nutrição Parenteral, Dra. Isabel Correia disse “Nós baseamos nossa decisão final majoritariamente na qualidade do projeto, como também a capacidade e plano do pesquisador para finalizar a pesquisa. Nós encontramos todos esses pontos na proposta ganhadora. Parabéns para a Dra. Juliana Tepedino e seu time”.

De acordo com a Dra. Juliana Tepedino, o prêmio da Bolsa de Pesquisa em Nutrição Parenteral da Fresenius Kabi na América Latina suportará enormemente os altos custos de equipamentos específicos e software de análise necessários para realizar o estudo proposto.

*Valor em euros ou equivalente a moeda local

O resultado do estudo será apresentado no Congresso FELANPE em 2023. Atualizações sobre o estudo e mais informações sobre a pesquisa serão compartilhadas no website www.unidospelanutricaoclinica.com.br

Para mais informações, por favor visite o site www.unidospelanutricaoclinica.com.br
Ou mande um e-mail para parenteralnutrition.research.grant@fresenius-kabi.com.